Limpeza urbana

Prefeitura de Goiânia apresenta novos equipamentos para coleta de lixo

// O prefeito Paulo Garcia e o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg),…


//

O prefeito Paulo Garcia e o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Ormando José Pires Júnior, apresentaram a nova frota de caminhões para coleta de lixo orgânico e hospitalar da cidade, com demonstração do equipamento.

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (28/11) na Avenida 136 com a Rua 90, Setor Sul, na praça que acaba de ser totalmente revitalizada pela prefeitura.

“A prefeitura investe em modernidade para assegurar serviços eficientes ao goianiense’, disse Paulo Garcia, durante o evento. O prefeito tambémressaltou a vantagem do novo caminhão: “profissionais não têm qualquer tipo de contato com o lixo”.

Sete caminhões de pequeno porte – utilizados para reforço do trabalho da Comurg – foram apresentados durante o evento. Eles têm a mesma estrutura de um caminhão convencional com compactador e caixa para captação de chorume.

A diferença está no tamanho. Os veículos serão utilizados em locais onde a acessibilidade é restrita, como exemplo, em regiões de conjuntos habitacionais e ruas estreitas ou sem saída, mais comuns no Setor Central.

Esses minicaminhões têm capacidade para transportar até quatro toneladas de resíduos. Além de tornar a coleta mais rápida e eficiente, os veículos causam menor impacto no trânsito da capital.

Coleta Hospitalar
Também também um novo caminhão para coleta hospitalar. O veículo está adaptado de acordo com as normas de segurança exigidas pela legislação e tem capacidade para transportar até 15 metros cúbicos de lixo. Goiânia é a primeira capital do Centro-Oeste a contar com esse moderno veículo.

O caminhão é dotado de sistema hidráulico lateral que bascula o material direto do container para o tanque sem contato dos coletores. Além desse, serão apresentados também dois veículos tipo furgão, utilizados para dar maior agilidade à coleta dos pequenos geradores de resíduos infectantes.

Os funcionários da Comurg, treinados para trabalhar nesta área específica, utilizam todos os equipamentos de proteção individual para não correrem riscos. O trabalho que esses profissionais executam engloba, atualmente, o percurso a cerca de quatro mil unidades de saúde da rede pública, privada e conveniada.