Meio ambiente

Ônibus movido a cocô humano transporta passageiros diariamente na Inglaterra

// Com uma pintura criativa, um ônibus movido a fezes humanas e a restos de…


//

Com uma pintura criativa, um ônibus movido a fezes humanas e a restos de comida percorre diariamente a inocente linha entre o aeroporto de Bristol e Bath, uma cidade de 80 mil habitantes no sudoeste da Inglaterra.

Embora a imagem na lateral mostre calmos passageiros lendo jornal ou tricotando enquanto se sentam em vasos sanitários, o “combustível” não é recolhido ali.

Em uma estação de tratamento em Bristol, a empresa responsável pelas operações do ônibus coleta o esgoto urbano, separa os resíduos mais promissores e leva tudo para biodigestores. São tanques onde se deposita o material. As bactérias fazem o trabalho de decomposição, liberando metano. Tal gás, altamente inflamável, é um ótimo combustível, e é utilizado no ônibus.

Os 40 passageiros não precisam se preocupar, portanto, com o fornecimento de matéria-prima nem com o cheiro que isso poderia criar.

Um tanque tem autonomia de 300 km. Para enchê-lo, utiliza-se o equivalente a um ano de “resíduos” de cerca de cinco pessoas.

Ao aproveitar o metano que poderia estar sendo liberado diretamente no ar, em substituição a combustíveis fósseis como o petróleo, o ônibus diminui a emissões de gases-estufa da Inglaterra.

Além disso, utilizar biodigestores é uma maneira ecológica de lidar com o lixo e com o esgoto.

Mohammed Saddiq,diretor-geral da GENeco, empresa que opera a linha, afirma que uma das características mais bacanas do ônibus é que ele é “abastecido pelas pessoas da região, inclusive muitas daquelas que estão dentro do ônibus”. O ônibus transporta cerca de 10 mil passageiros por mês. (Da Folha)