Arte na rua

Artistas pintam painéis nas ruas de Goiânia

// A região Centro-Sul de Goiânia é o território do Projeto Base, intervenção dos artistas…


//

A região Centro-Sul de Goiânia é o território do Projeto Base, intervenção dos artistas plásticos Kboco e Santhiago Selon. A cidade vai ganhar cinco murais com o patrocínio do Governo de Goiás, por meio do Fundo de Cultura, e da empresa Mills. A ação vem fortalecer o movimento em curso de ocupação da paisagem urbana pelo grafite.

Pioneiro do grafite em Goiânia, Kboco, atualmente residente em São Paulo, tem carinho especial por este trabalho. Base Central marca seu retorno à terra natal, onde começou a carreira, desenvolveu seu estilo e sua linguagem. “O projeto também celebra uma parceria de dez anos com o artista Santhiago Selon, que atua em Goiânia”, conta.

As primeiras intervenções estarão localizadas no Centro (na Rua 10 e na Avenida Araguaia), mas o trabalho já foi iniciado no Setor Sul, em uma residência e na Maternidade Modelo, ambas na Rua 83-C. Para Kboco, ações como esta cumprem a função de democratização do acesso à arte, à medida que o trabalho do artista é exibido fora das galerias. “Faz mais sentido integrar a cidade, acessar o cidadão e poetizar o lugar comum do espaço público com novas imagens simbólicas do mundo”, reflete o artista cuja obra mantém relações íntimas com a arquitetura.

A dupla de artistas acredita que o projeto Base Central é um convite ao resgate da memória histórica da jovem capital de 81 anos e à produção de novas paisagens para o coletivo e imaginário popular. “A intensão é também colaborar para fortalecer Goiânia como bem cultural, bem como firmar a arte como poderosa ferramenta de transformação social”, completa Selon. A dupla prevê três semanas intensas de trabalho, com possíveis atrasos ocasionados pelas chuvas.

Projeto Base Central

Locais das intervenções em Goiânia:
– Atelier Anunciação: Rua 10, n. 34, Setor Central
– Fieg: Avenida Araguaia, n. 1.544, Edifício Albano Franco, Casa da Indústria
– Rua 83-C (residência e Maternidade Modelo)