Lei seca

Balada Responsável prende seis pessoas em Caldas

// Quase 4 mil pessoas foram abordadas durante a Operação Balada Responsável realizada pelo Detran,…


//

Quase 4 mil pessoas foram abordadas durante a Operação Balada Responsável realizada pelo Detran, em parceria com a Polícia Militar, entre os dias 13 e 16 de novembro em Caldas Novas em função do festival sertanejo Caldas Country. Foram montadas três equipes de fiscalização em diversos pontos da cidade. Conforme balanço divulgado pelo Detran, foram aplicadas 821 multas de trânsito por diversas irregularidades, além da apreensão de 130 veículos e 190 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).

Neste período foram realizados 1573 testes do bafômetro, 213 motoristas foram autuados pelo Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – dirigir com sinais de embriaguez. A punição administrativa consiste em multa no valor de R$ 1.915,30 (podendo dobrar em caso de reincidência), recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e processo que pode resultar na suspensão por 12 meses do direito de dirigir. O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista, devidamente habilitado.

Seis condutores foram presos em flagrante após se submeterem ao teste do bafômetro que apontou concentração igual ou superior a 34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, descontada a margem de erro. Além de pagar multa e ter a habilitação apreendida, o condutor que desrespeita a Lei Seca responde a um processo criminal que pode levar à detenção de seis meses a três anos.

Conscientização

Segundo o gerente de Fiscalização e Segurança do Detran, major Ivan Figueirêdo, houve redução de aproximadamente 25% deste índice em comparação aos últimos anos. Ele destaca o maior nível de conscientização dos participantes do evento nesta última edição.

“Além do trabalho de fiscalização da Balada Responsável, que completou três anos no último dia 11 de outubro, a divulgação maciça dos meios de comunicação também contribui para a conscientização. Percebemos nos últimos dia em Caldas Novas um comportamento diferente das pessoas, que utilizaram mais os veículos coletivos, como vans. Foi interessante ver isso, as turmas de amigos destacavam um companheiro para ser o motorista da rodada que dizia: ‘Hoje não bebo, mas amanhã é o fulano’”, relata.