Eleições 2014

PSDB pede ao TSE auditoria na apuração de votos da eleição

// O PSDB apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de auditoria especial no…


//

O PSDB apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de auditoria especial no sistema de votação, apuração e contagem dos votos das eleições deste ano. A solicitação foi feita pelo deputado reeleito Carlos Sampaio (PSDB-SP), no final da tarde desta quinta-feira (30/10).

Em nota oficial, divulgada no site do diretório estadual do partido em São Paulo, o PSDB afirma que possui “absoluta confiança de que o TSE cumpriu seu papel”, mas diz que diversas “denúncias sobre fatos ocorridos durante a votação” aconteceram no último dia 26 de outubro, data do segundo turno das eleições.

“Com a introdução do voto eletrônico, as formas de fiscalização, auditagem dos sistemas de captação dos votos e de totalização têm se mostrado ineficientes para tranquilizar os eleitores quanto a não intervenção de terceiros nos sistemas informatizados”, diz a nota.

Segundo o deputado, o pedido “nada tem a ver com o pedido de recontagem ou questionamento do resultado” das eleições, que deram a vitória para a candidata Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência da República. “É um pedido de auditoria no sistema, com o acompanhamento do TSE e de técnicos indicados pelos partidos, para evitar que esse sentimento de que houve fraude continue a ser alimentado nas redes sociais”, afirma o deputado.

O pedido, segundo o partido, pretende manter a confiança dos cidadãos brasileiros em suas instituições na democracia do País. “O que pretendemos com essa medida judicial é garantir que todo e qualquer cidadão também possa ter a certeza de que nossos representantes políticos são, de fato, aqueles que foram escolhidos pelo titular da soberania nacional: o povo brasileiro”, diz a nota oficial.

O TSE ainda não se pronunciou sobre o pedido protocolado nesta quinta-feira.