Apoio no 2º turno

Marina aguarda posicionamento de Aécio sobre programa

O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), candidato a vice na chapa ao Palácio do Planalto do…

O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), candidato a vice na chapa ao Palácio do Planalto do PSB, afirmou nesta quinta-feira, 9, que a ex-ministra Marina Silva vai definir seu apoio no segundo turno depois que o candidato do PSDB, Aécio Neves, declarar se aceita ou não pontos do programa de governo da candidatura socialista.

“A Rede e a Marina têm o seu tempo para se pronunciar”, disse Albuquerque, ao chegar à reunião da coligação “Unidos Pelo Brasil” (PHS, PRP, PPS, PPL, PSB e PSL), na qual os seis partidos que compõem e aliança devem tirar uma posição conjunta sobre o segundo turno.

Até o momento, PSB, PPS e PSL já declararam apoio a Aécio; a Rede Sustentabilidade, partido informal de Marina albergado dentro do PSB, sugeriu que seus eleitores que votem em Aécio ou anulem o voto. Marina, que obteve cerca de 22 milhões de votos (21,32% dos válidos), ainda não se manifestou.

Dentre os pontos que Marina quer ver Aécio abraçar, segundo Albuquerque, está o compromisso com uma reforma política que inclua o fim da reeleição e mandatos coincidentes de cinco anos. Também consta na lista, de acordo com o pessebista, o passe livre estudantil e as escolas em tempo integral. “Ela só poderá se manifestar mediante posicionamento do Aécio sobre pontos do programa que vamos entregar a ele”, concluiu.