Série A

Goiás perde a segunda seguida e cai para o Santos

Mesmo sem alguns de seus principais titulares, poupados para as quartas de final da Copa…

Mesmo sem alguns de seus principais titulares, poupados para as quartas de final da Copa do Brasil, o Santos não teve maiores dificuldade para bater o Goiás em jogo morno na noite deste domingo, no Pacaembu. A equipe da casa contou com Geuvânio inspirado, dono do meio de campo, para vencer por 2 a 0. No único momento em que poderiam ameaçar o triunfo santista, os goianos foram prejudicados por erro crasso da arbitragem.

O resultado levou o Santos a 36 pontos, em oitavo, ainda sonhando com o G4. No meio de semana, a equipe terá os retornos de Aranha, Cicinho e Robinho, que sequer ficaram no banco neste domingo, para enfrentar o Botafogo, quarta-feira, às 19h30, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Já o Goiás em nada lembrou o time que goleou o Palmeiras na semana passada e mais uma vez exibiu muitos problemas na criação tornando-se praticamente inofensivo ao adversário. Por isso, estacionou nos 30 pontos, em 13.º. Sábado que vem, receberá o Figueirense no Serra Dourada, às 18h30.

O gol de David Braz logo no início deu ao Santos a tranquilidade que precisava para administrar o resultado. O segundo, marcado por Geuvânio, aumentou a calma santista, ameaçada somente pelo chutaço de Esquerdinha, que tocou no travessão e entrou no gol de Vanderlei. Mas Ricardo Marques Ribeiro, árbitro Fifa e auxiliar da linha de fundo neste domingo, não enxergou o gol claro, que poderia ter dado novo ânimo aos visitantes.

O JOGO
Mesmo com um time misto, o Santos começou dono da partida, chegando pela esquerda com Thiago Ribeiro e Geuvânio. Aos 12 minutos, Gabriel quase marcou, mas Renan espalmou para escanteio. Na cobrança, Lucas Lima achou David Braz no meio da área e o zagueiro cabeceou firme, vencendo Renan.

O gol tranquilizou o Santos, até porque o Goiás não oferecia nenhum perigo aos donos da casa, que ficavam com a bola e tocavam de lado, esperando o melhor momento para atacar. Na segunda metade do primeiro tempo, os goianos passaram a atacar um pouco mais, mas ainda sem criatividade.

Melhor para os donos da casa, que ganharam espaço para o contra-ataque e quase marcaram aos 30, quando Geuvânio encontrou Victor Ferraz, que cruzou e parou em Renan. Aos 32, novamente em lance rápido, Thiago Ribeiro teve a chance e jogou por cima. Assim, o primeiro tempo se foi sem sequer um chute a gol do Goiás.

No segundo tempo, o Goiás voltou com Bruno Mineiro na vaga de Samuel e buscando mais o ataque. Mas à medida em que iam para cima, deixavam mais espaço para o contra-ataque santista. Aos oito minutos, Geuvânio arrancou pela direita e cruzou. Arouca dividiu pelo alto e a bola sobrou com Thiago Ribeiro, que emendou de primeira mas jogou longe.

Pouco depois, Ramon entrou na vaga de Moisés, deixando o Goiás ainda mais ofensivo. Mas o ímpeto da equipe não aumentava. Por outro lado, os espaços para o Santos conseguir contragolpes eram cada vez maiores. Foi assim que, aos 17 minutos, Geuvânio tocou para Pato Rodríguez, que tentou o cruzamento. A bola desviou e sobrou para o próprio Geuvânio, que finalizou para a rede.

Quando o Goiás poderia reagir, a arbitragem impediu o gol da equipe visitante. Logo na sequência, aos 18, Esquerdinha arriscou de longe, a bola tocou no travessão e bateu bem dentro do gol. O auxiliar da linha de fundo Ricardo Marques Ribeiro, que estava de frente para o lance, não enxergou o gol claro. Na sequência, David ainda tocou de cabeça para a rede, mas estava impedido.

Daí para frente, a monotonia da partida só aumentou. Desiludido, o Goiás sequer tentava chegar ao ataque, enquanto o Santos também não forçava. Mesmo assim, ainda teve bom momento com Lucas Lima, aos 40, o último da partida.

FICHA TÉCNICA:
SANTOS 2 X 0 GOIÁS

GOLS – David Braz, aos 13 minutos do primeiro tempo. Geuvânio, aos 17 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Lucas Lima (Santos); Jackson (Goiás).

ÁRBITRO – Héber Roberto Lopes (Fifa/SC).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).

SANTOS – Vladimir; Victor Ferraz, Neto, David Braz e Caju; Alison, Arouca e Lucas Lima; Geuvânio (Alan Santos), Gabriel (Leandro Damião) e Thiago Ribeiro (Pato Rodríguez). Técnico: Enderson Moreira.

GOIÁS – Renan; Moisés (Ramon), Felipe Macedo, Jackson e Lima; Amaral, Thiago Mendes, David (Murilo Henrique) e Esquerdinha; Eirk e Samuel (Bruno Mineiro). Técnico: Ricardo Drubscky.