Grand Prix

Brasil vence a China e comemora reação no Grand Prix

Depois de ter sido surpreendida pela Turquia em sua estreia na fase final do Grand…

Depois de ter sido surpreendida pela Turquia em sua estreia na fase final do Grand Prix, a seleção brasileira feminina de vôlei reagiu nesta quinta-feira ao vencer a China por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/20 e 25/21, no Ariake Collesium, em Tóquio no Japão.

Com o triunfo, o Brasil chegou aos quatro pontos no estágio derradeiro da competição, na qual fechou a primeira fase com nove vitórias em nove jogos. Já as chinesas, que haviam estreado com vitória na última quarta, estacionaram nos três pontos e foram ultrapassadas pelas brasileiras. Anfitrião desta fase final, o Japão se isolou na ponta, com seis pontos, ao superar a Turquia com facilidade por 3 sets a 0, com 25/13, 25/17 e 25/17.

Atual campeã do Grand Prix e na luta pelo seu décimo título do torneio, a seleção comandada pelo técnico José Roberto Guimarães voltará a atuar nesta fase final nesta sexta-feira, contra a Bélgica, às 3 horas (horário de Brasília).

E o time nacional celebrou a boa reação e a retomada da confiança, que ficou um pouco abalada depois da derrota por 3 sets a 2 para as turcas. “Ainda cometemos alguns erros, mas o nosso passe e a marcação de bloqueio evoluíram. Esse é o caminho que precisamos seguir, sempre ajustando e melhorando nosso jogo. Estamos sem muito tempo para treinar em função do horário das partidas, portanto foi importante mostrarmos uma recuperação rápida depois de uma derrota como a de ontem (quarta)”, ressaltou Zé Roberto.

Eleita a melhor jogadora da partida diante das chinesas, a atacante Jaqueline foi a maior pontuadora do Brasil, ao lado da ponteira Fernanda Garay, com 15 pontos, e exaltou o peso que teve este triunfo. “Temos que ser fortes nesses momentos. A partida de ontem foi atípica e, apesar de tentarmos, o nosso jogo não funcionou. Hoje colocamos a cabeça no lugar e sabíamos da importância desse confronto para o restante do campeonato. Fizemos uma boa partida e espero que daqui para frente as vitórias continuem saindo. O time jogou com alegria e estava mais solto em quadra”, ressaltou, para depois enfatizar que aposta em “um jogo difícil” diante das belgas.

Fernanda Garay tem a mesma opinião de Jaqueline, apesar de a Bélgica vir de duas derrotas nesta fase final. Nesta quinta, a seleção europeia foi batida por 3 sets a 0 pela Rússia, com parciais de 25/23, 25/16 e 25/19. O triunfo deixou as russas com três pontos, empatadas justamente com a China na terceira posição.

“Estou feliz pela vitória e atuação do grupo. Conseguimos recuperar o nosso ritmo e, principalmente, a confiança. Sabemos que ainda tem muito campeonato pela frente. Fizemos uma excelente campanha e precisamos usar isso como motivação. Amanhã teremos mais um jogo difícil contra a Bélgica”, destacou Garay.

O JOGO – Precisando vencer para ficar com maiores chances de se sagrar campeã do Grand Prix, a seleção brasileira começou pior do que a China o duelo desta quinta. Chegou a estar perdendo por 5/2 no início, mas reagiu rápido e, após empatar em 9/9, virou o placar e foi para o segundo tempo técnico ganhando por 16/13. Com Sheilla brilhando no ataque, a equipe nacional administrou bem a vantagem para fechar a primeira parcial em 25/23.

No segundo set, mais uma vez as chinesas iniciaram melhor e foram para as duas primeiras paradas técnicas liderando o placar com dois pontos à frente (8/6 e depois 16/14). Entretanto, depois de uma boa sequência de saques de Jaqueline, o Brasil fez quatro pontos consecutivos, abriu 18/16 e deslanchou para liquidar a parcial em 25/20 após um ataque da central Fabiana.

O terceiro set também começou equilibrado e o Brasil sofria para desgarrar no placar. Chegou a abrir 7/4 e 10/8, mas viu a China empatar em 14/14. A partir dali, porém, as bicampeãs olímpicas cresceram na partida, abriram 18/14 e, com certa tranquilidade, aplicaram o 25/21 que decretou o triunfo por 3 a 0.